quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"O Pagador de Promessas" no TJA

MAYARA DE ARAÚJO 
CADERNO 3
Jornal Diário do Nordeste
 
A história de Zé do Burro sobe aos palcos do Theatro José de Alencar, na noite de hoje, durante a VIII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. A montagem da turma de artes cênicas do IFCE leva a direção de Fernando Lira.

Com quase 20 atores em cena, o espetáculo utiliza o texto de Dias Gomes quase na íntegra. Os traços regionais aparecem nas músicas como a embolada e o maneiro pau. A movimentação dos personagens é intensa. Não se utilizam somente do palco italiano.

Apesar de a peça ser uma tragédia, o bom humor surge pela própria sugestão do enredo: um sertanejo que faz uma promessa para salvar a vida de seu burro. Do interior da Bahia até Salvador, ele peregrina, carregando uma cruz de madeira, assim como Jesus Cristo, com a intenção de cumprir a promessa feita a Santa Bárbara.

Em sua cidade, o pedido é feito a Iansã, que tem correspondência com a santa católica no panteão afro-brasileiro. Mas o sertanejo é impedido, pela população, de cumprir a promessa.

Na cenografia, é utilizado material reciclado, como a estrutura de jornal, que representa o muro da igreja, e a porta de sisal. As apresentações de "O pagador de promessas" acontecem às 19h e 21h.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra no site do Jornal Diário do Nordeste.  



Um comentário:

  1. Sucesso total! E vamo que vamo com esse espetáculo lindo e cheio de luz e vida!

    ResponderExcluir